Livro a escola

Escola: Os Piores Anos da Minha Vida por James Patterson e Chris Tebbetts (com ilustrações de Laura Park)
Título Original: Middle School
Autores: James Patterson e Chris Tebbetts
Ilustradora: Laura Park
ISBN: 978-85-8041-122-5
Editora: Arqueiro
Tradução: Ana Ban
Páginas: 288
Onde comprar:  saraivacultura - comparar preços
Classificação:
Escola: Os Piores Anos da Minha Vida é um livro infanto-juvenil escrito por James Patterson (aclamado autor das séries policiais Alex Cross e Clube das Mulheres Contra o Crime) e Chris Tebbetts. Conta a história de Rafa Katchadorian, um garoto tímido e introspectivo, de poucos amigos, que, para sobreviver ao sexto ano no colégio, elabora um jogo ousado e perigoso. Após receber uma cartilha de 26 páginas com as regras da escola logo no primeiro dia de aula, e sabendo que jamais faria parte da turma popular do colégio, Rafa, contando com a ajuda de seu melhor amigo, Leo, decide elaborar um plano para tornar sua estada no sexto ano mais interessante e divertida. O plano/jogo: ser o primeiro a quebrar TODAS as regras da escola, uma por uma. 

Recheado de ilustrações lindas (por Laura Park), o livro estava me esperando aqui em casa logo que cheguei. Como eu contei aqui, vim passar o feriado do carnaval na casa dos meus pais, e depois de me decepcionar com o livro O Começo do Adeus (Anne Tyler) [resenha], decidi iniciar logo a leitura de Escola: Os Piores Anos da Minha Vida, que, eu apostava, tinha tudo para ser uma leitura leve, fácil e descontraída.  Foi a primeira vez que tive contato com uma das obras de James Patterson. O autor chamou atenção para a sua versatilidade para criar histórias fascinantes (fosse de qual gênero) quando lançou O Diário de Suzane Para Nicolas, um romance que eu, apesar de ainda não ter lido, tenho certeza de que é incrível, haja vista a quantidade de recomendações que eu recebi a respeito desse livro. Aclamado por suas tramas policiais, James Patterson ousa mais uma vez escrevendo um livro infanto-juvenil. Como eu não li nada do autor antes, não tenho como apontar nenhuma qualidade a não ser as que me pareceram mais óbvias: Escola: Os Piores Anos da Minha Vida foi, para mim, uma leitura excelente, intrigante e divertida. É claro que o autor não escreveu o livro sozinho (apesar de espremidinho, dá para reparar no outro nome que ilustra a capa do livro). Além dos autores e da história em si, devo confessar que fiquei encantada com as ilustrações de Laura Park - ilustrações que não apenas acrescentam beleza ao livro, mas fazem parte da história. Foi algo que chamou muito a minha atenção: muitas vezes, foram as ilustrações que contaram a história (como quando o Rafa começa a ter várias ideias mirabolantes para se livrar do valentão da escola, e elas são apresentadas ao leitor por meio das ilustrações hilárias).
Entenda: é um livro para crianças. Não que um adulto não possa se divertir com a história. Eu mesma adorei o Leo e suas ideias malucas. Além de narrar seu avanço no "jogo", Leo também conta um pouquinho da sua vida, morando a mãe (que trabalho o tempo todo), com a irmã menor (que sempre quer saber de tudo) e o futuro padrasto (a quem eles chamam de Urso e que passa todas as tardes hibernando no sofá da casa). E, tratando-se de uma história levinha assim, você pode imaginar que não terá muitas surpresas no decorrer da leitura. Pois posso te dizer que você está perfeitamente enganado: os autores reservam duas surpresas bastante emocionantes para você, leitor (uma delas, inclusive, me deixou com os olhos rasos d'água). Durante todo o livro, acompanhamos um garoto que decidiu chamar atenção da forma errada e que se mete em várias confusões por causa disso, ao lado do seu sempre fiel amigo Leo Caladão, que passa a maior parte do tempo desenhando e que não gosta muito de conversa. Um livro gostoso de ler, levinho, perfeito para passar o tempo! Recomendo.
O livro "Escola: Os Piores Anos da Minha Vida" (James Patterson e  Chris Tabbetts) é uma cortesia da editora Arqueiro

Comentário(s):

Um comentário :